Artigo publicado na revista HSM Management - set / out 2008
Publicado por : George Kohlrieserj
6 Habilidade essencias para resolver conflitos !
Os gestores gastam uma média de 24% do seu tempo resolvendo conflitos segundo a American Management, o que aparentemente é um problema, porém George afirma que isso é uma oportunidade de novas idéais, processos, medidas, aflora a criatividade, e um fator importante, formam equipes bem alinhadas, isso é uma coisa que vemos muito em times que trabalham com Scrum, claro quando os conflitos são conduzidos de uma maneira construtiva.
Realmente, como George afirma, na maioria dos casos os líderes tendem a se esquivar dos conflitos, ou seja, colocamos os conflitos debaixo do tapede do projeto em uma atitude instintiva e eu confesso que refletindo no assunto, eu já fiz isso, essa situação ocorre porque geralmente associamos conflitos com problemas, desavenças e coisas do genero, times em Scrum se entedem, caminham para um mesmo norte, são auto-gerenciáveis, planejam seu trabalho, não existem conflitos com Scrum, engano nosso, mesmo assim os conflitos surgem e as próprias ferramentas do Scrum nos propicia isso, no daily meeting ao falar o que fiz hoje pela terceira vez que estou na mesma tarefa que deveria levar 1 dia, e dizer que não possuo impedimento, gera um conflito, por não conseguir finalizar a tarefa, por impactar no andamento do sprint, por impactar em tarefas dependentes dela para validação e consequetemente, atrapalhando a produtividade de uma outra pessoa do time que trabalha nessa(s) tarefa(s) dependente(s), na review onde podem surgir algum conflito no que foi apresentado com a perspectiva do cliente, na Retrospective onde lavamos a roupa suja, momento onde podem surgir vários conflitos, e quem é a pessoa responsável por tudo isso no Scrum ? O ScrumMaster, esse cara não pode ter medo dos conflitos, até mesmo porque ele tem a responsabilidade de remover os impedimentos do time, e esse impedimentos podem ser um conflito, ou um impedimento que pode surgir da resolução encontrada de um conflito ocorrido bem conduzido.
Essa é uma grande responsabilidade que o ScrumMaster tem, conduzir com destreza os conflitos, e se isso não acontecer poderá acarretar em uma série de problemas, inclusive o enfraquecimento da equipe, isso não pode ocorrer de maneira alguma, primeiro princípio do manifesto ágil, “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”, portanto, independente do conflito que for, você (ScrumMaster) tem que ter habilidades para transforma-los em inovações, novos objetivos, melhorias de processo ou comunicação, e as mudanças necessárias para alcança-los ou simplismente sana-los, caso contrário isso pode gerar um problema no seu time que comprometará a integração entre eles, o respeito mútuo e outros valores.
Os conflitos fazem parte do ciclo dos relacionamentos, lidamos com pessoas e sabemos muito bem que pessoas são complicadas, cada um pensa de um jeito, temos ego, “poder”, competições, interesses diferentes, valores diferentes , sensações de perda, desapontamento, frustrações e muitos outros fatores que fazem parte do nosso ciclo dos relacionamentos e os líderes precisam saber lidar com eles, o que não é uma tarefa nada, nada fácil, mas, conflitos bem solucionados geram frutos muito positivos, proveitosos, construtivos e prazeirosos.
No artigo ele descreve uma tática-chave para conseguirmos lidar da melhor forma possível com um conflito, é utilizar os “olhos da razão”, ou seja, precisamos manter o foco e qual é o nosso foco em uma sprint ? No planning meeting não definimos uma meta ? Essa “meta” é o norte para o time, em um conflito temos que realizar um diálogo interior e firmar dizendo para nós mesmos que precisamos enchergar aquela situação como uma oportunidade e não como um obstáculo e com isso ele passa 6 habilidades essenciais para resolver eventuais conflitos :
1) Criar e manter o vínculo, até mesmo com o adversário : Já imaginou uma situação onde temos 3 times, 1 time de Java que utiliza Scrum, 1 time de C e 1 time de .Net que não utilizam Scrum, porém o produto depende dos 3 times, é uma besteira, mas existe uma certa birra entre os programadores de cada linguagem não é ? Se não mantermos um bom relacionamento até mesmo com os supostos inimigos nessa situação, há grandes chances de termos grandes problemas, acreditem eu vi essa situação acontecer ;
2) Estabelecer um diálogo e negociar : Não é isso que o Scrum propõe nas reuniões de planejamento, review e retrospectiva ? A negocição não é constante com o time entre si, time e P.O., ScrumMaster e P.O. e muitas outras ?
3) Por o peixe sobre a mesa : Quando fazemos a retrospectiva acontece o que ? Nós lavamos a roupa suja, ou seja, pomos o peixe sobre a mesa, somos claros, transparentes e nada é pessoal, apenas uma forma de
4) Entender a causa do conflito : Será que Scrum nos dá ferramentas para que os problemas (oportunidade) apareçam e nos faz refletir e entender o impedimento? Na Retrospectiva não expomos o que “Funcionou” e o que “Não Funcionou” ou “O que pode ser melhorado”? Depois não definimos quem está no controle, “O Time” ou “A Empresa”? Nos faz pensar na causa dos impedimentos para buscarmos quem poderá soluciona-lo.
5) Usar a lei da reciprocidade : Reciprocidade, ou seja, a base da cooperação e da colaboração, estou enganado ou os times de Scrum tem essas características bem evidentes?
6) Construir uma relação positiva : Times que trabalham com Scrum naturalmente alcançam esse tipo de relação pela proximidade que é gerada, pela cumplicidade, pelo comprometimento que é gerado pelo time com o trabalho que eles planejaram e disseram que eram capazes de fazer e principalmente pela “confiança” que temos entre todos.
Bom, é isso, no artigo ele detalha as 6 habilidades essenciais para resolver conflitos, quem tiver interesse em ter essa informação, pode acessar http://www.hsm.com.br
Pode ter certeza, hoje eu não vejo mais os conflitos como um problema, mas sim como uma oportunidade.
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